Drª Soraya Manato solicita ao Ministério da Educação curso superior para todos os professores de educação básica

0
11

Com o objetivo de assegurar a formação de nível superior, em curso de licenciatura, na área de conhecimento em que atuam os professores das redes públicas de educação básica, a deputada federal Drª Soraya Manato (PSL-ES) protocolou, nesta sexta-feira (9), uma Indicação ao Ministério da Educação. O documento propõe o fortalecimento de ações como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Capes visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

“Por isso, a relevância de atualizar e reorientar o panorama atual do Programa Nacional de Educação, sobretudo se considerarmos que estudos sobre a trajetória escolar dos alunos na educação básica apontam um dramático êxodo ao longo dos anos finais do ensino fundamental”, explicou Drª Soraya Manato.

A deputada lembra ainda que esses alunos interrompem sua trajetória antes que a escolaridade obrigatória seja concluída.

“Como não concluem o ensino básico, há a perpetuação de ciclos de pobreza, de baixa qualificação e baixa produtividade no Brasil”.

Análises realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCD) mostram que o Brasil aparece nas últimas colocações no ranking dos setenta países considerados: 59º em leitura, 63º em ciências e 65º em matemática. “A OCDE aponta que o professor é o fator de maior peso na determinação do desempenho dos alunos de um sistema educativo”, frisou ainda a deputada.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui